Category: EVENTOS.
Newsletter IARA – Nov/10

Notícias desta edição:


–  Educação: “Há racismo explícito nas obras de Lobato”,diz educadora

–  Linha do Tempo disponibilizada pelo IPEAFRO/RJ

ONU Mulheres seleciona consultoria para preparação de mini-curso para jornalistas em gênero, raça e etnia.

SEPPIR e UNICEF lançam campanha nacional “Por uma infância sem racismo”

O 11o  número Boletim Eletrônico “Tempo em Curso”, com atenção especial `a adoção da Lei 10.639 e 11.645 no interior das redes municipais de ensino.

– Assista ao Filme em homenagem à Semana da Consciência Negra – SEPPIR

Aconteceu: Seminário Internacional Quilombos das Américas

Acesse o conteúdo por este link – INFOMATIVO IARA

Universidades, Governo, Nações Unidas e feministas em seminário sobre direitos sexuais e reprodutivos, em SP 19.11.10
Evento na USP com apoio do Fundo de População das Nações Unidas  coloca em pauta a saúde integral das mulheres, os direitos sexuais, direitos reprodutivos e faz um balanço das pendências no cumprimento das ações resultantes da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento ocorrido no Cairo em 1994.

São Paulo (Brasil) – Está marcada para esta sexta-feira,19, em São Paulo, a realização do Seminário Nacional “Em direção a Cairo +20: Agendas Pendentes e Perspectivas em Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos” com a presença da Ministra Nilcéa Freire, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (foto). O evento acontecerá, das 8h às 18h,  na Faculdade de Saúde Pública/USP, Auditório João Yunes, Avenida Dr. Arnaldo, 715, próximo à Estação Clínicas do Metrô. O seminário é uma promoção conjunta da Rede Feminista de Saúde, Faculdade de Saúde Pública da USP e Núcleo de Estudos sobre População da Unicamp (Nepo) e tem o apoio do Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA. O acesso à programação completa do evento e inscrições podem ser obtidas pela página da Faculdade de Saúde Pública USP.
O Seminário Nacional “Em direção a Cairo +20: Agendas Pendentes e Perspectivas em Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos” terá transmissão ao vivo pelo IPTV: www.iptv.usp.br – Para mais informações contate com: Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão da FSP/USP. Tel. 11-3061-7787.  E-mail: svalunos@fsp.usp.br
O evento de São Paulo  está chamando as organizações do movimento social para discutir e avaliar a implementação dos compromissos assumidos pelo Brasil na Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, realizada no Cairo, em 1994, e que até hoje é  considerada um marco no tratamento das questões relativas ao planejamento e desenvolvimento populacional, bem como impõe a perspectiva de direitos no campo da saúde sexual e reprodutiva.

Fonte:
http://www.unifem.org.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=127511

30/Ago no CCJF/RJ: Movimentos Sociais, Democracia e Geração de Novos Direitos

No dia 30 de agosto de 2010 das 9:30 às 18:30h,  acontecerá no Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro, o evento Movimentos Sociais, Democracia e Geração de Novos Direitos.
Serão 3 mesas de debate, com especial atenção à mesa Racismo Democracia e Ação Afirmativa às 13:30h.
Maiores informações no folder do evento – CLIQUE AQUI.

[photopress:cartaz_emarf_mini.JPG,full,centered]

..

Realização do Consulado do Estados Unidos, EMARF, PGE e CCJF. Com Adriana Alves Cruz, Augusto Werneck, Humberto Adami, Ilse Scherer-Warren, Jacques Alfonsin, Jaílson de Souza e Silva, Marcelo Paixão e Mark Tushnet.
Apoio: TRF2, SJRJ, SJES, AJUFE e AJUFERJES.
Inscrições gratuitas na EMARF: http://www.trf2.gov.br/emarf/
Vagas Limitadas

COPENE 2010 NO AR: Acompanhe tudo!

O VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) negros(as) – COPENE, cuja a edição 2010 está ocorrendo no Rio de Janeiro está totalmente disponível para acompanhamento online.

O tema deste ano é “Afrodiáspora, saberes pós coloniais, poderes e movimentos sociais”.

Fonte: COPENE


Dentre as atividades já ocorridas pode-se destacar a participação do ator norte-americano Danny Glover discutiu sobre o tema “Mídia e Racismo”, o economista Marcelo Paixão – UFRJ e de Kabengele Munanga e Boaventura de Sousa Santos, que também participou de um evento na Fiocruz.

Fonte: COPENE


O site oficial do COPENE 2010 está disponibilizando várias midias de acesso ao evento, acompanhe tudo em tempo real.

http://www.youtube.com/copene2010

http://www.flickr.com/photos/copene/

–  http://twitter.com/copene_2010


Prof. Dr. Marcelo Paixão no COPENE 2010

Fonte: COPENE

8 de Julho/2010 – Posse de Conselho Executivo na UFBA


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS

CONVITE

Às vésperas de completar 15 anos, a equipe do CEAFRO – Programa de Educação para a Igualdade Racial e de Gênero do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), da Universidade Federal da Bahia (UFBa) – realiza as posses da sua nova Coordenação Executiva e do seu 1º Conselho Executivo e espera contar com sua presença nesse momento de confraternização e reafirmação das suas ações e princípios.


Data – 5ª feira, dia 8 de julho de 2010
Horário – 17 horas
Local – Auditório Milton Santos, prédio do CEAO/UFBa
Endereço – Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho, Salvador/Bahia


I SIMPÓSIO NACIONAL DE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA E HIV/AIDS (20 e 21.05.2010)

A  Universidade Estadual de Campinas tem a honra de sediar o Iº Simpósio Nacional de Saúde da População Negra e HIV/Aids, sob a organização e coordenação da Disciplina de Infectologia do Departamento de Clínica Médica da FCM UNICAMP, do NEPO – Núcleo de Estudos Populacionais da UNICAMP, do Fórum de DST/Aids da UNICAMP e do Serviço Social do Hospital de Clínicas da UNICAMP. Trata-se de uma iniciativa que pretende divulgar projetos de pesquisa realizados, referentes a um Edital de Pesquisa, proposto em conjunto, entre o anterior PNDSTAIDS, hoje Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde do Brasil e a UNESCO.
Dezessete grupos de pesquisa foram contemplados com financiamento para estudar o HIV/Aids e a População negra em grandes eixos de discussão, especialmente no terreno social, comportamental, epidemiológico, clínico com as várias vertentes correlatas.
Muitos temas apareceram como temas transversais, sendo igualmente importantes, ou mais até que os temas básicos, e tendo muito a ver com os temas básicos, como preconceito, questão de gênero, acessibilidade à saúde e aos serviços de saúde, iniqüidades, etnia, discriminação, movimento negro, organização da sociedade civil, adesão ao tratamento, percepções entre diferentes etnias, dimensões de vulnerabilidade.
O programa prevê a presença do Exmo. Sr. Ministro da Saúde do Brasil, Dr. José Gomes Temporão, para a mesa de abertura e para palestra de inauguração do Simpósio, Ministro da Secretaria de Igualdade Racial, bem como autoridades do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do MS do Brasil, da UDAT – Unidade de Desenvolvimento Tecnológico do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, do Programa Estadual de DST/Aids da SES – SP, do Programa Municipal de DST/Aids da SS – Prefeitura Municipal de Campinas, além do Prof. Fernando Ferreira Costa, reitor da UNICAMP, e Pró Reitores da PRDU, PRP e PREAC da UNICAMP, Diretoria da FCM UNICAMP, Diretoria da NEPO e Superintendente do HC UNICAMP.

Veja a programação: http://www.fcm.unicamp.br/simposio/sspn/index.php?option=com_content&view=article&id=1216&Itemid=618

Inscrições grátis no site oficial do evento: http://www.fcm.unicamp.br/simposio/sspn/index.php?option=com_jforms&view=form&id=1&Itemid=622

ADVOGADOS NEGROS OBTÉM DE OPHIR AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE COTAS NO CONSELHO FEDERAL DA OAB

Presidente da OAB Federal Dr. Ophir Cavalcante Junior, recebe os advogados Dr. Humberto Adami (Ouvidor da Seppir ), Dr. Marcelo Dias ( Presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB-RJ), Dr. Andre Costa (OAB – Ceara ), Dr. Julio Romário (OAB-DF) para conversar sobre a audiência pública sobre Ação Afirmativa e Políticas de Cotas Raciais que estão sendo debatidas no STF e também sobre a intervenção da OAB Federal neste processo.

O Dr. Ophir Cavalcante se comprometeu a realizar uma audiência pública com os advogados no mês de abril com o objetivo de subsidiar uma tomada de posição da Ordem neste importante debate.

Fonte: Marcelo Dias

RACISMO INSTITUCIONAL É TEMA DE DEBATE NA OAB/RS DIA 1º DE MARÇO (2010)

Comissão de Direitos Humanos da entidade e movimentos ligados a causas raciais promovem o evento, que abordará constatações e possibilidades de superação.

A OAB/RS, por meio da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto, realiza o painel “Racismo Institucional – Constatações e possibilidades de superação”. O evento ocorrerá na segunda-feira do dia 1º de março, às 18h30min, no auditório Guilherme Schutz Filho, no 2º andar da sede da entidade (Rua Washington Luiz, 1110). As vagas são limitadas e a entrada é gratuita.

Entre os temas que serão abordados estão juventude negra, segurança e violência; religiosidade e a matriz africana; ações afirmativas; educação; e Estatuto da Igualdade Racial.

Além de dirigentes da Ordem gaúcha e de líderes movimentos ligados a causas raciais e que lutam pelo fim da exclusão racial, o evento contará com a presença de representantes da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do Ministério Público do Estado, da Procuradoria Regional da República na 4ª Região/MPF, da Secretaria Estadual de Justiça e Desenvolvimento Social, da Assembleia Legislativa do Estado e do Tribunal de Justiça do Estado.
LEIA MAIS >> http://www.oabrs.org.br/noticia_ler.php?id=5046