Monthly Archives: agosto 2010
Ipea lança software gratuito de análises estatísticas

IpeaGEO ficará disponível na internet. Apresentação terá transmissão ao vivo pelo sítio do Instituto

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança nesta quarta-feira, 18 de agosto, o software IpeaGEO, ferramenta de análises estatísticas com foco na análise espacial. O programa permite ao usuário ordenar e visualizar dados em seu contexto geográfico, seja por região, estado, município, ou área do mapa. O lançamento está marcado para as 14h e terá transmissão ao vivo pelo sítío do Ipea.

O programa, gratuito, foi criado pela Assessoria de Métodos Quantitativos da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur). A ideia é fornecer uma alternativa a softwares já existentes no mercado. Além de ser livre (o programa está disponível para download no sítio do Ipea, pelo www.ipea.gov.br/ipeageo), o IpeaGEO apresenta como diferenciais a inclusão de técnicas espaciais inéditas e o foco no território nacional.

Assim como ocorre em outros programas que possuem a mesma finalidade, no IpeaGEO o usuário seleciona uma malha e a combina com os dados de seu interesse. Uma das malhas disponíveis é a de municípios do Brasil, que pode ser combinada com uma base de dados que incorpora mais de mil variáveis.

Entre as variáveis trazidas pelo IpeaGEO estão estimativa populacional, área da unidade territorial, população e domicílios, censo agropecuário, Produto Interno Bruto, informações de saúde e educação, estatísticas do registro civil, representação política, estatísticas do cadastro central de empresas, instituições financeiras, finanças públicas, frota, pobreza e desigualdade.

O lançamento ocorrerá no auditório do Ipea em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES/Ipea, subsolo). A apresentação será feita pelo presidente do Instituto, Marcio Pochmann; pela diretora da Dirur, Liana Carleial; pelo coordenador da Assessoria de Métodos Quantitativos, Waldery Rodrigues Junior; e pelo bolsista Pedro Albuquerque. O mediador será o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Alexandre Ywata.

Fonte:  Agência IPEA

ACESSE O IPEAGeo – http://www.ipea.gov.br/ipeageo/

30/Ago no CCJF/RJ: Movimentos Sociais, Democracia e Geração de Novos Direitos

No dia 30 de agosto de 2010 das 9:30 às 18:30h,  acontecerá no Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro, o evento Movimentos Sociais, Democracia e Geração de Novos Direitos.
Serão 3 mesas de debate, com especial atenção à mesa Racismo Democracia e Ação Afirmativa às 13:30h.
Maiores informações no folder do evento – CLIQUE AQUI.

[photopress:cartaz_emarf_mini.JPG,full,centered]

..

Realização do Consulado do Estados Unidos, EMARF, PGE e CCJF. Com Adriana Alves Cruz, Augusto Werneck, Humberto Adami, Ilse Scherer-Warren, Jacques Alfonsin, Jaílson de Souza e Silva, Marcelo Paixão e Mark Tushnet.
Apoio: TRF2, SJRJ, SJES, AJUFE e AJUFERJES.
Inscrições gratuitas na EMARF: http://www.trf2.gov.br/emarf/
Vagas Limitadas

Demissão de funcionária negra constrange Obama

Caso de Shirley Sherrod, acusada de racismo e injustamente demitida, leva o presidente americano a divulgar um pouco comum pedido de desculpas

Uma sucessão de erros obrigou o presidente dos EUA, Barack Obama, a divulgar um constrangedor pedido de desculpas, no dia 22, a Shirley Sherrod, funcionária pública de 62 anos, negra, moradora de Albany, no Estado da Georgia. Demitida sob a acusação de racismo pelo Departamento de Agricultura dos EUA, três dias antes, ela aceitou o pedido.

Entretanto, uma semana depois, ainda sem saber se retornará ao trabalho, Shirley acabou com o suspense e decidiu processar o responsável pelo caso: o militante republicano Andrew Breitbart. Ele é membro da ala mais conservadora do Partido Republicano, conhecida como Tea Party.

Breitbart, 41 anos, branco, de Westwood, na Califórnia, é responsável por um site jornalístico (www.breitbart.com), que divulgou um vídeo editado de um depoimento que Shirley tinha dado, em 27 de março, durante um encontro da Associação Nacional para a Promoção das Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em inglês), em Coffee County, na Georgia.
(mais…)

Biblioteca Digital da ONU: África 8000 a.C. – 2010 d.C

Sim, a ONU está disponibilizando uma biblioteca digital de conteúdos sobre a África de 8000 a.C. – 2010 d.C .

As informações estão disponibilizadas por países, períodos, temas e instituições, mais uma possibilidade de estudos que deve ser conferida.

A biblioteca digital também está disponibilizada para todos os continentes e 7 linguas, incluindo o português.

ACESSE A BIBLIOTECA DIGITAL