A  Universidade Estadual de Campinas tem a honra de sediar o Iº Simpósio Nacional de Saúde da População Negra e HIV/Aids, sob a organização e coordenação da Disciplina de Infectologia do Departamento de Clínica Médica da FCM UNICAMP, do NEPO – Núcleo de Estudos Populacionais da UNICAMP, do Fórum de DST/Aids da UNICAMP e do Serviço Social do Hospital de Clínicas da UNICAMP. Trata-se de uma iniciativa que pretende divulgar projetos de pesquisa realizados, referentes a um Edital de Pesquisa, proposto em conjunto, entre o anterior PNDSTAIDS, hoje Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde do Brasil e a UNESCO.
Dezessete grupos de pesquisa foram contemplados com financiamento para estudar o HIV/Aids e a População negra em grandes eixos de discussão, especialmente no terreno social, comportamental, epidemiológico, clínico com as várias vertentes correlatas.
Muitos temas apareceram como temas transversais, sendo igualmente importantes, ou mais até que os temas básicos, e tendo muito a ver com os temas básicos, como preconceito, questão de gênero, acessibilidade à saúde e aos serviços de saúde, iniqüidades, etnia, discriminação, movimento negro, organização da sociedade civil, adesão ao tratamento, percepções entre diferentes etnias, dimensões de vulnerabilidade.
O programa prevê a presença do Exmo. Sr. Ministro da Saúde do Brasil, Dr. José Gomes Temporão, para a mesa de abertura e para palestra de inauguração do Simpósio, Ministro da Secretaria de Igualdade Racial, bem como autoridades do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do MS do Brasil, da UDAT – Unidade de Desenvolvimento Tecnológico do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, do Programa Estadual de DST/Aids da SES – SP, do Programa Municipal de DST/Aids da SS – Prefeitura Municipal de Campinas, além do Prof. Fernando Ferreira Costa, reitor da UNICAMP, e Pró Reitores da PRDU, PRP e PREAC da UNICAMP, Diretoria da FCM UNICAMP, Diretoria da NEPO e Superintendente do HC UNICAMP.

Veja a programação: http://www.fcm.unicamp.br/simposio/sspn/index.php?option=com_content&view=article&id=1216&Itemid=618

Inscrições grátis no site oficial do evento: http://www.fcm.unicamp.br/simposio/sspn/index.php?option=com_jforms&view=form&id=1&Itemid=622