RJ: FÓRUM EDUCAÇÃO AFIRMATIVA SANKOFA (7 A 10.06.2010)

Estamos  repassando a informação deste importante evento sobre a Lei 10.639/2003 no Rio de Janeiro, realização de nosso parceiro IPEAFRO. Parabéns à Dra. Elisa Larkin e Abdias Nascimento.

OFICINA MATRIZ AFRICANA E AÇÃO EDUCATIVA

Coordenação – Azoilda Loretto de Trindade e Carla Lopes

O foco principal da Oficina será a Matriz Africana como disparadora de infinitas possibilidades de ações educativas críticas e libertárias no cotidiano escolar. Teremos como suporte pedagógico o kit Ipeafro para Educadores e como roteiro-guia o suplemento didático da Linha do Tempo dos Povos Africanos do Ipeafro. Com base nesses referenciais, a oficina pretende oferecer às pessoas presentes momentos de reflexão e ação sobre a história e a cultura africanas e afro-brasileiras. Nossa perspectiva será informativa, lúdica e interativa, de modo que as experiências pedagógicas e existenciais de cada participante possam dialogar entre si e com o conteúdo do kit.

Musicalidade, corporeidades, histórias e História, oralidade, leituras de imagens e de palavras, memórias, diálogos, trocas, produções coletivas: todos estarão presentes nos dois dias da Oficina. Vamos desenvolver juntos projeções e proposições de ações nos respectivos campos de trabalho-ação dos presentes.

A oficina terá duas sessões de duas horas e meia, dias 9 e 10 de junho às 10h. Certificado. Vagas limitadas. Para se inscrever, envie um email para ipeafro@gmail.com, com o assunto INSCRIÇÃO OFICINA.

Para programação completa e inscrições no Fórum, envie um email para ipeafro@gmail.com, com o assunto INSCRIÇÃO FÓRUM.

IPEAFRO SANKOFA 2010 – FÓRUM EDUCAÇÃO AFIRMATIVA SANKOFA

OFICINA MATRIZ AFRICANA E AÇÃO EDUCATIVA

07 a 10 de junho no Auditório do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro

Praça da República (Campo de Santana) – Em frente à Central do Brasil

O Fórum Educação Afirmativa Sankofa é um espaço para discussão e debate sobre políticas afirmativas de diversidade e inclusão no ensino brasileiro em todos os níveis, contemplando a população afrodescendente e sua história e cultura, em quatro sessões nas tardes dos dias 7, 8, 9 e 10 de junho. Cerificado. Para se inscrever, envie um email para ipeafro@gmail.com com o assunto INSCRIÇÃO FÓRUM.

O novo Site Ipeafro apresenta o conteúdo digitalizado do Acervo Abdias Nascimento / Ipeafro por meio do projeto ?Acessando a História e a Cultura Afro-Brasileiras?.

O Kit Ipeafro para Educadores é um conjunto de textos e materiais para apoiar a ação educativa acerca da história e da cultura de matriz africana.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira, dia 7 de junho.

14h – Sessão de Abertura.

15h – Apresentação do Site Ipeafro e do Kit Ipeafro para Educadores.

16h – Exibição do vídeo ?Acervo Abdias Nascimento – Acessando a História e a Cultura Afro-Brasileiras?.

17h – Coquetel.

Terça-feira, dia 8 de junho.

14h30 – Políticas Afirmativas: Interfaces entre Acesso e Conteúdo.

?Ações Afirmativas nas Universidades Públicas: a Lei 10.639/03 como política de ação afirmativa?. Elielma Ayres Machado (UERJ).

?Quais Áfricas Ensinar? Críticas e possibilidades a partir da Lei 10.639/03″. Wilson Mattos (UNEB e CNE).

“Afrocentricidade e Educação: os princípios gerais para um currículo afrocentrado”. Renato Nogueira (UFRRJ).

?Perspectiva do universitário?. Leomir Dornellas (FEOP).

Moderador – Carlos Alberto Medeiros, Coordenador Especial de Promoção da Igualdade Racial do Município do Rio de Janeiro.

Quarta-feira, dia 9 de junho.

10h – Oficina ?Matriz Africana e Ação Educativa? – Sessão I.

Espaço de reflexão e ação para educadores e para estudantes de pedagogia, licenciatura e formação de professores (ensino médio), acerca da matriz africana no cotidiano escolar.

Coordenadoras – Professoras Azoilda Loretto da Trindade (SME/RJ, FFP/UERJ) e Carla Lopes (Arquivo Nacional, CE Professor Sousa da Silveira).

14h – Faces e Enlaces das Matrizes Africanas.

?África e Diáspora no Ensino Brasileiro?. Alain Pascal Kaly (UFRRJ e Unicamp).

?Matriz africana no Brasil, Ativismo e educação?.  Renato Emerson (FFP/UERJ).

Moderador – Ibrahima Gaye, Consul Honorário do Senegal e diretor do Centro Cultural Casa África em Belo Horizonte.

16h – Guerreiras de natureza: Gênero, cosmogonia e natureza no ensino de nossas crianças.

Mãe Beata de Yemonjá – Mãe de santo e chefe da comunidade terreiro de candomblé Ilê Omiojuaro, localizado no município de Belford Roxo, Estado do Rio de Janeiro.

?Ecologia e Sustentabilidade da Cultura do Candomblé?. Aderbal Moreira, coordenador do Ponto de Cultura Omo Aro Companhia Cultural.

?Guerreiras do Samba?. Helena Theodoro (CEDINE / RJ e ETA/FAETEC).

?Educadoras de Natureza: Mulher negra e religiosidade afro-brasileira?. Maria de Lourdes Siqueira (E.H.S.S., Paris, UFBA, Ilê Aiyê).

Moderador – Éle Semog, poeta e pedagogo; atua na área de educação com especial ênfase no processo de implantação da Lei 10.639/03.

18h – Filme Gisèle Omindarewa, 71?, 2009, de Clarice Peixoto. Documentário sobre a vida de uma mãe de santo francesa e o cotidiano do seu terreiro em Santa Cruz da Serra, RJ.

Quinta-feira, 10 de junho.

10h – Oficina ?Matriz Africana e Ação Educativa? – Sessão II.

14h – Diálogo: Matriz Africana, Escola e Academia.

Apresentação dos resultados da oficina pelas coordenadoras Azoílda Trindade e Carla Lopes. Comentários e debate com Mônica Lima, doutora em história, com tese sobre história da África, e professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17h – Encerramento do Fórum

O encerramento será a cerimônia de entrega do Prêmio Ipeafro Sankofa à Dona Aparecida Silva Prudente, mãe dos drs. Wilson Prudente, procurador do Ministério Público do Trabalho, mestre em ciências jurídicas e sociais pela UFF,  e Celso Prudente, antropólogo, cineasta, doutor em cultura pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, curador da Mostra Internacional do Cinema Negro, ambos ativistas do movimento negro e autores de diversas publicações.

Participação de Dulce Vasconcellos, professora conselheira do Comdedine / Rio, homenageada no Fórum Ipeafro 2007, e Madiagne Diallo, cidadão senegalês e professor de engenharia industrial da PUC-Rio.

Realização: Ipeafro.

Patrocínio: Petrobras e Seppir.

Apoio: Fundação Kellogg e Arquivo Nacional.

Similar Articles

ACESSE O PORTAL JURIDÍCO... Acesse o Portal Jurídico do IARA e se informe das ações que estão ocorrendo no seu Estados: Lei 10.639/03, mercado de trabalho, julgamentos do Conselho Nacional de
AÇÕES DO IARA E IPEAFRO... O Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (IARA) e o Instituto de Pesquisa e Estudos Afro Brasileiros (IPEAFRO), em ação conjunta decidiram unir esforços para buscar perante
Relatoria sobre os Direit... Relatoria sobre os Direitos das Pessoas Privadas de Liberdade Questionário de consulta para fins de elaboração do Relatório Temático sobre Direitos Humanos das Pessoas Privadas de Liberdade
Informativo IARA – ... Já está disponível para download o Informativo IARA de 2011. Boa Leitura!!! CLIQUE AQUI
Promotor de Justiça Paul... O promotor de Justiça Paulo Rangel do Nascimento assumiu nesta segunda-feira, dia 5, o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Ele disse
Ipea lança software grat... IpeaGEO ficará disponível na internet. Apresentação terá transmissão ao vivo pelo sítio do Instituto O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança nesta quarta-feira, 18 de agosto,
Informativo IARA – ... Informativo IARA – Jan/2011 http://www.iara.org.br/doc/Informativo_iara_jan2011.pdf
Informativos 2009 – IARA Informativo n.1 http://www.iara.org.br/doc/Informativo_06.2009.pdf Informativo n.2 http://www.iara.org.br/doc/Informativo_06.2009_n2.pdf Informativo n.3 http://www.iara.org.br/doc/Informativo_07.2009_n3.pdf Informativo n.4 http://www.iara.org.br/doc/Informativo_09.2009_n4.pdf Informativo n.5 http://www.iara.org.br/doc/Informativo_12.2009_n5.pdf
Audiência Pública no Se... A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa vai realizar na segunda-feira, 28, às 10 horas, uma audiência pública, de autoria do senador Paulo Paim, para debater
RJ: FÓRUM EDUCAÇÃO AFI... Estamos  repassando a informação deste importante evento sobre a Lei 10.639/2003 no Rio de Janeiro, realização de nosso parceiro IPEAFRO. Parabéns à Dra. Elisa Larkin e Abdias