Por: Redação – Fonte: Afropress – 24/5/2011
Rio – O poeta, artística plástico, jornalista, ator, diretor teatral, ex-senador da República e principal ícone vivo do Movimento Negro brasileiro, Abdias do Nascimento, morreu na manhã nesta terça-feira (24/05, no Hospital do Servidor, no Rio, onde estava internado desde o dia 19 de abril.
Abdias, com 97 anos, estava internado na Unidade Coronariana com problemas cardíacos. Ele nasceu em Franca, S. Paulo, em 1.914, e teve uma trajetória longa e produtiva em defesa da igualdade para a população negra brasileira. Foi o criador do Teatro Experimental do Negro, em 1.944.
Depois de voltar do exílio, em 1.978, entrou na vida política, onde se elegeu deputado Federal de 1.983 a 1.987, e senador da República, de 1.997 a 1999, pelo PDT. Foi um dos incentivadores da criação do Movimento Negro Unificado, em 1.978. É Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília e autor de vários livros, entre os quais “Sortilégio”, “Dramas para Negros e Prólogo para Brancos” e “O Negro Revoltado”.
Foi professor Benemérito da Universidade do Estado de Nova York e Doutor Honoris Causa também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Sua mulher, a norte-americana Elisa Larkin, ainda e a família ainda não sabem informar quando será o enterro do velho combatente pela igualdade no Brasil.
A notícia da morte do velho líder, divulgada pela família pela manhã, causou tristeza e consternação nas lideranças negras brasileiras.